Quantos realities shows voltados para o mercado empreendedor você já assistiu? Já percebeu que as campanhas em veículos de mídia que incentivam o empreendimento aumentaram? Segundo a CEO do Grupo Soller, Isabela Soller, a facilidade da tecnologia abriu portas para que as pessoas tivessem uma maior chance de empreender. Em paralelo a isso, os realities shows direcionados ao segmento influenciaram.
“A gente percebe que isso aconteceu depois da digitalização do mercado. Muitas pessoas começaram sua empresa nas redes sociais, especialmente no Brasil, e a mídia televisiva passou a investir em conteúdos voltados a este segmento. Geralmente os realities trazem figuras importantes para serem rostos do programa e isso atinge diretamente um mercado que já era amplo”, analisa a idealizadora da Casa Soller, a primeira voltada para o conteúdo e gestão de influencers da América Latina.
20/04/2023 às 14h56min – Atualizada em 21/04/2023 às 00h06min
Realities shows para empresários: Qual a importância deles para o público empreendedor?
Quantos realities shows voltados para o mercado empreendedor você já assistiu? Já percebeu que as campanhas em veículos de mídia que incentivam o empreendimento aumentaram? Segundo a CEO do Grupo Soller, Isabela Soller, a facilidade da tecnologia abriu portas para que as pessoas tivessem uma maior chance de empreender. Em paralelo a isso, os realities shows direcionados ao segmento influenciaram.
“A gente percebe que isso aconteceu depois da digitalização do mercado. Muitas pessoas começaram sua empresa nas redes sociais, especialmente no Brasil, e a mídia televisiva passou a investir em conteúdos voltados a este segmento. Geralmente os realities trazem figuras importantes para serem rostos do programa e isso atinge diretamente um mercado que já era amplo”, analisa a idealizadora da Casa Soller, a primeira voltada para o conteúdo e gestão de influencers da América Latina.
Isabela acredita que os realities têm impacto positivo sobre a forma como os pequenos empresários pensam. Para ela, as pessoas tinham vontade, mas faltava oportunidade: “A tecnologia ajuda no momento em que proporciona para pessoas, antes sem acesso, a chance de conhecer outras histórias parecidas. Esse conhecimento traz a coragem de seguir o sonho de ter uma empresa para chamar de sua, podendo vir a ter muito sucesso”, reflete, mas alerta: “É importante frisar que cada história é única. Não dá para achar que toda empresa vai evoluir da mesma forma porque isso depende do segmento, do porte, da performance da equipe ou do CEO. O ponto negativo desses programas é que eles mostram um recorte muito pequeno, geralmente o mais bem sucedido, de uma vida inteira de trabalho, o que acaba passando a ideia de que foi fácil ou rápido”.
Mesmo vendo a mídia como aliada, Soller reforça que a chave para o sucesso é manter o foco e buscar conhecimento: “Dependendo de quem consome essa mídia, ela pode ser aliada ou inimiga. Particularmente, vejo como aliada, mas não basta acompanhar programas e perfis de empreendedores para mergulhar no mercado. É primordial investir em conhecimento, em cursos, reuniões 1:1, buscar empreendedores que saibam passar informações aprofundadas, do contrário, é possível que não se tenha o sucesso esperado”.
Por fim, ela diz que a melhor forma de lidar com essa nova formulação é aliar tudo: “Se aprofundar é um exercício diário, então, vá além dos que a mídia te oferece. Tenha uma visão macro de negócio e não apenas uma visão comercial, financeira ou de gestão. Um empreendedor de sucesso é composto de vários elementos”, completa.
Fonte: Gazeta da Semana