Não há mais dúvidas, as redes sociais e o Marketing Digital tomaram conta do mercado e, consequentemente do planejamento para todo e qualquer lançamento artístico. Dos mais fortes e renomados artistas aos que ainda estão iniciando a carreira, inovar e traçar planejamentos nas redes sociais se tornou mais que uma simples estratégia, é quase um dever. A rápida absorção do público, o imediatismo e o desejo de criar, desafia as celebridades, sejam elas grandes ou pequenas. Isso porque, com a tecnologia e as redes, a informação a respeito dos artistas e celebridades é instantânea e extremamente pulverizada. Ainda sem falar da supervalorização e da concorrência com os novos queridinhos do público: os influenciadores digitais.
A batalha pela era da atenção faz com que os profissionais estejam sempre aptos a mudanças e busquem habilidades para reter a publicidade desejada. O mercado precisa ir além e trazer atratividade com máximo impacto, o primeiro passo é entender o consumidor e as pessoas que rodeiam este meio, e o quão relevante a intimidade se constrói.
Com a demanda do público e a nova gama de ídolos (os creators), as celebridades e artistas convencionais precisaram inovar, ir além e trazer as suas estratégias para as redes, criando desejos, tendências e informando a respeito de suas carreiras. Se engana quem acredita que criar algo inovador e traçar as mais inusitadas estratégias para as redes é assunto somente para quem dela nasceu (os influencers). A tendência é tão importante que artistas como Beyoncé se destacou ao lançar seu último álbum, usando essencialmente um planejamento na Internet.
Beyoncé apagou todas as suas fotos do Instagram, informou o nome e a data do lançamento do novo álbum e foi desenrolando seus feitos por meio do Marketing Digital. Ao iniciar a estratégia ainda utilizou o que chamamos por aqui de impulsionamento por outros perfis (o marido, amigos e agência repostarem e viralizaram ainda mais seu anúncio). A partir desta iniciativa, por se tratar de Beyoncé a Internet finalizou a potência da mensagem.
Está claro então que para lançar novos projetos, marcas, collabs, álbum, se faz necessária a estratégia digital: Beyoncé cantou a bola e, literalmente, fez gol. Não só os artistas mais conceituados como os queridinhos do nosso Brasil usam das estratégias nas redes para amplificar seus projetos e viralizar suas novidades. Buscam parcerias, desafiam, criam trends e contratam os perfis de entretenimento para trazer à tona e credibilizar a informação.
As celebridades estão aderindo novos rumos e desafios, realizando a criação de grandes marcas em parcerias, junto a uma estratégia de marketing bem elaborada. Dentro desta comunicação torna-se ainda mais consumível este canal e aumenta o desejo de seus produtos, serviços e ofertas. No final a principal atribuição diante a interação junto ao público tem como objetivo ressaltar o seu propósito, muitas vezes como forma de prosperar e transmitir a verdadeira essência. Com um mercado volátil e de alta competitividade são elementos-chave fortalecermos as relações interpessoais, e explorar este canal poderoso liderado pelas celebridades para alavancar o seu negócio.
Aqui na Soller Assessoria, por exemplo, cuidamos da carreira de um dos perfis mais importantes nesse formato: O Gossip do Dia e, por meio dele, muitos e importantes projetos foram impulsionados. Dentre os mais nichados, micros até os que na visão do público em geral, “não teria necessidade de planejar o impulso”.
O desafio hoje é se manter na vitrine do digital, na ativa literalmente e, a palavra do momento: engajado. Para a classe artística e as celebridades, o desafio é dar um passo ainda maior e driblar o efeito imediatista das redes, as novas tendências e o apreço por conteúdos constantes. E, convenhamos, nos reciclarmos e entendermos as tendências não é somente um passo a se dar para quem ainda não colheu os louros da fama, faz parte do jogo dos negócios de forma geral. Bem-vindos ao Marketing de Influência.
Fonte: Metropoles
https://www.metropoles.com/colunas/m-buzz/estrategia-de-marketing-para-celebridades-ao-lancar-um-trabalho