As redes sociais e o Marketing digital tomaram conta do mercado e, consequentemente, do planejamento para todo e qualquer lançamento artístico. Com a demanda do público e a nova gama de ídolos vindo dos creators, as celebridades e artistas convencionais precisaram inovar, ir além e trazer as suas estratégias para as redes, criando desejos, tendências e informando a respeito de suas carreiras.
A tendência é tão importante que artistas, como a Beyoncé, se destacaram ao lançar seu último álbum, usando essencialmente um planejamento na internet. A cantora apagou todas as suas fotos do Instagram, informou o nome e a data do lançamento do novo álbum e foi desenrolando seus feitos por meio do Marketing digital.
“Ao iniciar essa estratégia, ela ainda utilizou o que chamamos por aqui de impulsionamento por outros perfis (o marido, amigos e agência repostarem e viralizaram ainda mais seu anúncio). A partir desta iniciativa, por se tratar de Beyonce, a internet finalizou a potência da mensagem”, explicou Isabela Soller, CEO do Grupo Soller, ao Mundo do Marketing.
De acordo com a empresária, dos mais fortes e renomados artistas aos que ainda estão iniciando a carreira, inovar e traçar planejamentos nas redes sociais se tornou mais que uma simples estratégia, é quase que um dever. “A rápida absorção do público, o imediatismo e o desejo de criar, desafia as celebridades, sejam elas grandes ou pequenas. Isso porque, com a tecnologia e as redes, a informação a respeito dos artistas e celebridades é instantânea e extremamente pulverizada”, diz Isabela.
Ainda sem falar da supervalorização e da concorrência com os novos queridinhos do público, a especialista levanta um ponto importante: os influenciadores digitais. A batalha pela era da atenção faz com que os profissionais estejam sempre aptos a mudanças e busquem habilidades para reter a publicidade desejada.
“O mercado precisa ir além e trazer atratividade com máximo impacto, o primeiro passo é entender o consumidor e as pessoas que rodeiam este meio e o quão relevante a intimidade se constrói. Se engana quem acredita que criar algo inovador e traçar as mais inusitadas estratégias para as redes é assunto somente para quem dela nasceu (os influencers)”, acrescenta Isabela.
Está claro então que para lançar novos projetos, marcas, collabs, álbum, se faz necessária a estratégia digital: “Beyonce cantou a bola e, literalmente, fez gol”, brinca Isabela. Não só os artistas mais conceituados como os queridinhos do Brasil usam das estratégias nas redes para amplificar seus projetos e viralizar suas novidades. Buscam parcerias, desafiam, criam trends e contratam os perfis de entretenimento para trazer à tona e credibilizar a informação.
“As celebridades estão aderindo novos rumos e desafios, realizando a criação de grandes marcas em parcerias, junto a uma estratégia de marketing bem elaborada” afirma. Dentro desta comunicação, torna-se ainda mais consumível este canal e aumenta o desejo de seus produtos, serviços e ofertas.
Propósito nas campanhas
No final a principal atribuição diante a interação junto ao público tem como objetivo ressaltar o seu propósito, muitas vezes como forma de prosperar e transmitir a verdadeira essência. Com um mercado volátil e de alta competitividade são elementos-chave fortalecermos as relações interpessoais, e explorar este canal poderoso liderado pelas celebridades para alavancar o seu negócio.
“Aqui no Grupo Soller, por exemplo, nós cuidamos da carreira de um dos perfis mais importantes nesse formato: O Gossip do Dia, e por meio dele, muitos e importantes projetos foram impulsionados. Dentre os mais nichados, micros até os que na visão do público em geral, ‘não teria necessidade de planejar o impulso’, sabe?”, explica Isabela.
A questão hoje é se manter na vitrine do digital, na ativa literalmente e, a palavra do momento: engajado. Para a classe artística e as celebridades, o desafio é dar um passo ainda maior e driblar o efeito imediatista das redes, as novas tendências e o apreço por conteúdos constantes. “E, convenhamos, nos reciclarmos e entendermos as tendências não é somente um passo a se dar para quem ainda não colheu os louros da fama, faz parte do jogo dos negócios de forma geral. Bem-vindos ao marketing de influência”, finaliza.
Fonte: Mundo do marketing
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